ALL BUSINESS
COMIDA
DIRECTORIES
EDUCATIONAL
ENTERTAINMENT
FASHION TIPS
FINER THINGS
FREE CREATOR TOOLS
HEALTH
MARKETPLACE
MEMBER's ONLY
MONEY MATTER$
MOTIVATIONAL
NEWS & WEATHER
TECHNOLOGIA
TELEVISION NETWORKS
USA VOTES 2024
VIDEOS
INVESTOR RELATIONS
IN DEVELOPMENT
Posted by - Latinos MediaSyndication -
on - Tue at 7:05 AM -
Filed in - Noticias -
-
131 Views - 0 Comments - 0 Likes - 0 Reviews
A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (23/12) dois integrantes de uma organização criminosa especializada no tráfico de pessoas. As prisões ocorreram durante uma operação que também cumpriu quatro mandados de busca e apreensão.
Os criminosos tinham como principal ponto de atuação o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, local onde se concentravam diversos acampamentos improvisados de refugiados. A PF informou que as investigações continuam, com o objetivo de identificar outros envolvidos no esquema.
O tráfico de pessoas é um crime frequentemente associado à exploração sexual, trabalho escravo, adoção ilegal e até tráfico de órgãos. No caso das famílias afegãs, muitas fugiram do país após a retomada do poder pelo Talibã, em 2021, que provocou uma grave crise humanitária. Entre janeiro de 2022 e julho de 2024, mais de 11 mil refugiados afegãos chegaram ao Brasil, segundo dados da Agência da ONU para Refugiados (Acnur).
No período de 2021 a 2023, foram registradas 537 denúncias de tráfico de pessoas no país pelos canais Ligue 180 e Disque 100, sendo 77% das vítimas mulheres e meninas.
O Brasil tem intensificado medidas de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Neste ano, foi lançado o IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, vigente até 2028, que atualizou metas e estratégias para combater o crime. A Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas foi criada em 2006, e a Lei nº 13.344/2016 adicionou ao Código Penal a previsão de penas de reclusão de 4 a 8 anos, além de multa, para quem praticar o crime.